Paraty Eco Festival | Oficinas

Oficinas

Mercado de Moda: Inovação Responsável com foco no Mercado Europeu

com Dani Fantini e Silvia Lima

Data da Oficina : 21/10/2016

57446189957b1cfa7a4371

Conteúdo:

Vamos compartilhar com os participantes um panorama da inovação responsável no mercado Europeu, discutindo como adaptar estes conceitos à realidade da moda brasileira. As facilitadoras destacam aspectos importantes sobre o tema, tais como a importância de se desenvolver um design responsável para determinar todo o ciclo de uma cadeia produtiva; e métodos para repensar materiais e cortes de peças para equalizar o descarte de resíduos, tempo de produção e diminuição de custos.

Na parte prática, os participantes aplicam os conceitos abordados para lançamento de um produto sustentável na Europa. O objetivo final é que os participantes aprendam a ter uma visão das metas de inovação responsável e como priorizar esforços a curto e longo prazos.

FullSizeRender (2)

Informação sobre as profissionais:

Silvia Lima: Com vivencia internacional na França e Itália, sua experiência passa por áreas como, comércio exterior, gestão de marca, planejamento estratégico, marketing internacional e design. Trabalhou por oito anos como Gerente Sênior de Projetos na Apex Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, e quatro como Gerente de Internacionalização na Associação Brasileira de Estilistas- ABEST. Atualmente, dedica-se a atividades de consultoria e workshops com ênfase em comércio exterior, planejamento estratégico e gestão de negócios.

Danielle Fantini é a responsável pelo Planejamento e Promoção Institucional Casa Geração L’aGence. Formada em Relações Públicas , com especialização em Marketing de Varejo e Comunicação Integrada. Tem 20 anos de carreira no setor privado, na área de Comunicação e Marketing, trabalhando em agências e empresas como Tilibra, Telefonica, Rede Globo, Matisse, Espaço Z. Em 2008, direcionou sua carreira para o Terceiro Setor, aplicando conhecimentos acumulados à comunicação organizacional, contribuindo para que as organizações assumam sua responsabilidade social e seu fortalecimento de marca. Ministrou capacitações para gestores de organizações apoiadas pela BrazilFoundation, HSBC Solidariedade, Furnas, Petrobras entre outras. Se aprimorou no segmento de moda e, atualmente, é consultora para pequenas e médias empresas em Planejamento Estratégico de Gestão e Comunicação em Sustentabilidade Organizacional e na Casa Geração L’aGence, coordena a área de startups de moda e coaching para a inserção de jovens criadores no mercado nacional e internacional.

Informações e inscrições: http://www.institutoriomoda.com.br/evento/577a86a181153-paraty-mercado-de-moda-inovacao-responsavel-com-foco-no-mercado-europeu- 

Paraty – Mercado de Moda: Novos Negócios

com Pedro Ruffier e Lilyan Berlim

2031733372578547840b7d1

Data da Oficina: 21/10/2016

Conteúdo:

Neste quickshop, os participantes desenvolvem a sensibilidade para observação de tendências de moda e comportamento como forças influenciadoras em Economias Criativas. Isso é resultado da análise de cinco top trends de macrotendências, cases de marcas e grandes varejistas globais e das novas dinâmicas que estão sendo implementadas nas cadeias produtivas da Moda.

Aliando expectativas do mercado com novos cenários de identidade de marcas e pequenos empreendimentos de moda, os facilitadores vão propor como atividade prática a elaboração de um escopo de business plan, utilizando os conhecimentos compartilhados com o grupo. Após a compreensão de estratégias empresariais deste segmento e de novas formas de negócios da moda, os participantes estarão prontos para empreender em um mercado em transformação.

Informação sobre os profissionais:

Lilyan Berlim é doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal Fluminense. Trabalha como designer têxtil desde 1984, desenvolvendo estampas e projetos para grandes marcas cariocas. Coordena atualmente a Pós-graduação em Design de Moda com foco em Sustentabilidade da Universidade La Salle RJ. É docente das universidades Veiga de Almeida e Candido Mendes e há dez anos atua como gestora do curso Moda Contemporânea em Paris, onde ministra aulas nos museus do Louvre e na ESMODE Internacional.

Pedro Ruffier é formado em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela ESPM-Rio e pós-graduado em Gestão de Empresas pela FGV. É sócio-fundador da marca Movin, que foi criada há cinco anos com a proposta de uma produção e consumo sustentável na área de moda, aliando estilo a comportamento e consciência. Atualmente vem desenvolvendo estratégias e planejamento para exportação e crescimento mundial da marca.

Informações e inscrições: http://www.institutoriomoda.com.br/evento/578549784c560-paraty-mercado-de-moda-novos-negocios-

 

Paraty – Oficina de Impressão Botânica

com Flávia Aranha

CXywMKphI0g5s10tAhqw9b-HcVyGEejoAlaGvweHfow,uEfAgVwiA6K9MNHWCOjMKZsdfzvyl0-wO-vdaSgJkqo

Data da Oficina: 22/10/2016

Conteúdo:

A técnica têxtil de impressão botânica trabalha a reação química das plantas, que imprimem suas cores e formas nos tecidos, criando estampas únicas. Esta oficina, com a estilista Flávia Aranha, abre espaço para explorar algumas das inúmeras possibilidades da técnica, com as plantas e suas diferentes reações.

Informação sobre a profissional:

Referência quando o assunto é slow fashion, a estilista vem firmando o seu nome na moda brasileira ao mostrar que é possível criar e produzir com ética e responsabilidade, reconhecendo aqueles que constroem a marca ao seu lado. Flavia Aranha é a soma do artesanal e do urbano, do slow e do atemporal.

Informações e inscrições: http://www.institutoriomoda.com.br/evento/57b1c9182fdf3-paraty-oficina-de-impressao-botanica- 

Oficina de Co-Criação

com Mônica Nador

download

Data da oficina : 22/10/2016

Conteúdo:

A proposta é trabalhar o repertório dos participantes por meio de um método analógico de criação. Pegando como referência momentos felizes e lembranças pessoais de cada um, a artista plástica Mônica Nador vai auxiliar na criação de estênceis que, justapostos, vão virar uma estampa.

images

 Informação sobre a profissional:

Mônica Nador é artista visual formada pela Fundação Armando Álvares Penteado – Faap. Possui várias participações em Bienais internacionais e demais eventos representativos da Arte Contemporânea. Mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É fundadora e diretora do espaço de experimentação artística Jamac –Jardim Miriam Arte Clube.

Informações e inscrições acesse: http://www.institutoriomoda.com.br/evento/57a0fd2097b32-paraty-oficina-de-co-criacao-

 

Inscrições  pelo site  http://www.institutoriomoda.com.br/

Clique Aqui para ver as oficinas de 2014